A preocupação com a proteção da saúde das pessoas e dos animais levou a Prefeitura de Bataguassu e a Iagro-Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal, a encetar ações preventivas no município.
A primeira delas é uma capacitação de agentes sanitários de saúde animal para formar multiplicadores de informação sobre a importância da defesa sanitária animal. Os profissionais do município estarão reunidos durante três dias, de 18 a 20 de junho, no Anfiteatro da Prefeitura, em evento organizado pela Iagro e Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação de agentes sanitários de saúde animal visa formar multiplicadores de informação sobre a importância da defesa sanitária animal (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)
O prefeito Akira Otsubo, na abertura do evento, agradeceu a categoria dos servidores municipais do setor e disse que “a prevenção é o caminho no mundo”. Ele confia no trabalho preventivo para evitar problemas de zoonoses (doenças de animais para seres humanos e vice-versa) e para as plantações, como por exemplo de laranja, que já está para começar no município.
“A Prefeitura estará sempre à disposição, como dever e responsabilidade, porque fazer a prevenção, não é só dever do estado, mas de todos nós”, finalizou o alcaide. O trabalho de defesa sanitária animal planeja e executa atividades de profilaxia, controle e erradicação de enfermidades de impacto econômico, sanitário e de saúde pública. O objetivo é criar meios para impedir a introdução de agentes patogênicos de relevância para a saúde animal e para saúde pública.
O prefeito Akira Otsubo comentou que a Prefeitura auxiliará na prevenção de zoonoses (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)
A secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, esteve presente e agradeceu as médicas veterinárias Renata Delgado Teixeira, de Selvíria; e Gislene Peres Cardoso, de Três Lagoas, ambas fiscais estaduais de agropecuária, bem como os organizadores Nelson Neto, da Inspetoria Regional da Iagro; e Carlos Matheus Sobrinho, assistente Regional da Iagro.
Texto: Ademar Cardoso