O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) inaugura na próxima quinta-feira, dia 4 de julho, a pavimentação da Estrada da Reta A-1 localizada no Distrito de Nova Porto XV.
A solenidade programada para às 15 horas (horário de Brasília), na própria estrada vicinal que liga o bairro da Reta A-1 até a área de lazer Toca do Peixe, contará com a presença do senador da República, Nelsinho Trad (PSD-MS), parlamentar que destinou parte dos recursos para a execução da obra.
Na mesma oportunidade, o senador fará uma palestra sobre a Rota Bioceânica às 19 horas (horário de Brasília), na Câmara de Vereadores (rua Recanto, 82, Centro).
Nelsinho é presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e uma das principais figuras políticas que apoiam a realização do projeto que beneficiará o Estado de Mato Grosso do Sul.
O corredor rodoviário por meio da Rota Bioceânica conectará o Brasil ao Chile, passando pelo Paraguai e por províncias no noroeste da Argentina. O objetivo é abrir um caminho para que o Brasil comece a escoar sua produção pelo Oceano Pacífico e, assim, crie condições de ampliar o acesso a mercados da Ásia além dos Estados Unidos e Oceania.
Com 3.320 quilômetros de extensão, o trajeto já tem parte de sua infraestrutura pronta. Do lado brasileiro será promovida a construção do Centro Aduaneiro de Controle de Fronteira além de acesso rodoviário de 13 quilômetros que ligará a BR-267, em Mato Grosso do Sul a ponte de 685 metros de comprimentos e 25 metros de altura que está sendo construída sobre o Rio Paraguai para conectar Porto Murtinho, no lado brasileiro, a Carmelo Peralta, no Paraguai.
“Com a Rota Bioceânica, Mato Grosso do Sul vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico e aos países da Ásia e Oceania ampliando o escoamento da produção do mercado brasileiro. Bataguassu faz parte da rota e precisamos estar ciente das transformações que envolverão os municípios de Mato Grosso do Sul e do Centro-Sul na América do Sul”, explica o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB).
Durante a palestra, o coordenador do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa, que também já ministrou palestra sobre o assunto na Europa no ano passado atuará como mediador na palestra.
Toda a população é convidada a prestigiar o evento.
Texto: Bianca Lima