A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro Mutirão da Saúde, projeto criado para suprir a demanda de encaminhamentos de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos. O intuito é compreender e avaliar as pendências e regularizar a situação atual do município.
A ação, promovida pelo setor de Regulação de Vagas, ocorreu de 14 a 16 de janeiro na sede da Secretaria de Saúde, e mais de 850 pessoas foram atendidas durante os três dias.
“A primeira fase do nosso mutirão foi entender a necessidade da população e organizar a melhor estratégia para zerar a fila de atendimentos. Bataguassu possui recursos médicos para inúmeras especialidades e intervenções, entretanto, solicitações de alta complexidade são atendidas pelo Governo do Estado conforme disponibilidade do órgão”, declarou a secretária da pasta.
A secretaria informou que está empenhada em transformar a saúde da cidade, em especial quanto à atenção primária à saúde, além de acompanhar e garantir a eficiência dos serviços oferecidos. O primeiro momento tem sido de organização e estruturação.
Saúde em ação
Mais de cem translados já foram realizados desde o início da nova gestão, incluindo transferências e agendas de operações e atendimentos especializados em cidades vizinhas como Três Lagoas, Campo Grande, Presidente Prudente, São Paulo, Araçatuba, entre outras. O número reforça a agilidade e o comprometimento da equipe da SEMSA em dar prosseguimento às necessidades e urgências da população.
A administração municipal destaca que o sucesso do primeiro Mutirão da Saúde é apenas o início de uma série de ações planejadas para garantir um sistema de saúde mais ágil, humanizado e acessível a todos os bataguassuenses. A gestão seguirá trabalhando para identificar gargalos, ampliar atendimentos e fortalecer a saúde pública como prioridade.