As filhas do ex-prefeito de Bataguassu, Ladislau Deak Filho (in memoriam), Maria Inês Conti Deak Locatelli residente em São José do Rio Preto e Maria de Fátima Deak, que reside em Londres visitaram o Museu Municipal “Helena Meirelles” na última sexta-feira, dia 28 de junho.
De acordo com a historiadora do Museu Municipal, professora Regina Maria Freire Oliveira, durante a recepção, as visitantes receberam uma placa comemorativa confeccionada exclusivamente para homenagear os prefeitos na ocasião da inauguração do Museu realizada no dia 10 de dezembro de 2019.
Em uma homenagem póstuma organizada pela Prefeitura na época, algumas placas de homenagem foram entregues a representantes e familiares de personalidades historicamente envolvidas no desenvolvimento da cidade, e agora, as filhas do ex-gestor público puderam recebê-la.
“Estamos emocionadas em visitar este belíssimo espaço e a terra em que nosso pai trabalhou e deixou marcas importantes de sua trajetória pública e política”, destacaram as filhas do ex-prefeito.
As filhas do ex-prefeito receberam uma placa de homenagem na ocasião (Foto Museu Municipal Helena Meirelles)
História de Ladislau Deak Filho
Ladislau Deak Filho nasceu em Santo Anastácio (SP) no dia 5 de março de 1930. É filho de Ladislau Deak e de Elvira Guedes Deak.
O professor Ladislau Deak Filho faz parte do contexto histórico e político do município de Bataguassu. Em 16 de maio de 1954, com a instalação do município, tomou posse como o primeiro prefeito nomeado, permanecendo no cargo até as eleições no ano de 1955.
No dia 3 de julho de 1954 casou-se com Anna Conti Deak e deste casamento nasceram os filhos Ladislau Deak Neto, Ana Maria Deak Murad (in memoriam), Maria Inês Conti Deak Locatelli, Maria de Fátima Conti Deak e Francisco Conti Deak.
No ano de 1969, formou-se em Bacharel em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino, de Presidente Prudente (SP) e cursou especialização em Direito Trabalhista.
Em 1965, concluiu o curso de Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia e Letras de Presidente Venceslau, área em que atuou mais tarde como professor.
A partir de 1965 começou a lecionar na Escola Estadual “Manoel da Costa Lima”, em Bataguassu, ministrando disciplinas relacionadas a Estudos Sociais bem como as relacionadas a Direito. Em 1983, transferiu-se para Campo Grande (MS), passando a lecionar até o ano de 1984 na Escola Estadual Prof. José Barbosa Rodrigues. No ano de 1985, retornou a Bataguassu, e passou a lecionar na E.E.P.G Jan Thomas Bata mais precisamente em uma extensão localizada no antigo Distrito Porto XV de Novembro, onde conquistou a amizade dos alunos, dos colegas e da comunidade local.
Ladislau Deak Filho sempre exerceu a função de professor como uma verdadeira missão, zelando de forma preciosa pelas suas disciplinas, tomando grande cuidado no respeito aos símbolos pátrios bem como as comemorações cívicas e sociais, onde muitas vezes era o orador oficial das cerimônias.
Ladislau Deak Filho faleceu em um acidente automobilístico ocorrido no dia 26 de janeiro de 1991 e foi sepultado na cidade de Presidente Epitácio (SP).
Com informações Museu Municipal "Helena Meirelles"