Para garantir que a energia elétrica chegue com qualidade e sem interrupções, os clientes de Bataguassu vão ganhar uma subestação ampliada. A obra vai levar maior eficiência no atendimento a 12,3 mil unidades consumidoras, beneficiando aproximadamente 23,3 mil moradores da região.
A principal melhoria trazida pela reforma é a ampliação do nível de tensão do fornecimento de energia, que antes era feito a 34,5 kV e, agora, passa a ser realizado em 138 kV, ou seja, quatro vezes maior. Essa mudança proporciona um fornecimento mais eficaz e robusto, garantindo um sistema mais estável, com menos oscilações e maior capacidade para atender ao crescimento do município.
“A ampliação da subestação foi pensada para melhorar a qualidade do fornecimento de energia, tornando-o mais seguro e eficiente. A nova estrutura proporcionará uma fonte de atendimento robusta, com linha estruturante em alta tensão, o que resultará em melhorias significativas nos níveis de tensão, continuidade do fornecimento e na capacidade de expansão das cargas”, explica Paulo Roberto Santos, diretor-presidente da Energisa MS.
A ampliação também incluiu a instalação de novos setores e a automação de todos os equipamentos, que permitem o monitoramento remoto 24 horas por dia. Isso garante uma operação ágil com respostas rápidas em casos de necessidade, assegurando maior confiabilidade e segurança para os consumidores.
Além de beneficiar diretamente a distribuição de energia, a ampliação da subestação foi planejada para atender ao desenvolvimento futuro da cidade. “Com a melhoria na capacidade de atendimento, Bataguassu estará equipada para receber novos investimentos, como indústrias, comércios e o agronegócio. Isso garante que o crescimento da cidade seja acompanhado por uma infraestrutura energética moderna e confiável”, destaca o diretor-presidente.
Durante a execução das obras, mais de 250 empregos diretos e indiretos foram gerados, impulsionando a economia local. A reforma foi planejada para atender à demanda atual e futura do município, oferecendo suporte para os próximos 15 anos de crescimento e desenvolvimento.