Com o objetivo de discutir propostas que possibilitem políticas públicas para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta-feira, dia 21 de junho, a 1ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento que teve como tema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” reuniu autoridades municipais, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do SUS.
Presente no evento, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou que em todo País a pasta da saúde é a mais sensível de todas e referindo-se os trabalhadores de saúde agradeceu o empenho de todos na oferta do atendimento voltado a população.
O prefeito Akira Otsubo comentou sobre a pasta da saúde e agradeceu o empenho de todos os servidores na oferta do atendimento voltado a população (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)
“O País tem problemas na área da saúde. Sabemos das dificuldades dos municípios. A Constituição Federal garante o acesso da população de forma gratuita a saúde, mas não fala quem vai pagar a conta. Nós enquanto Poder Público temos buscado melhorar a oferta da saúde do nosso município, atendendo, inclusive, pacientes de cidades vizinhas. Mesmo com toda a dificuldade que temos, estamos muito melhor do que muitos municípios. Agradeço o empenho e a dedicação de todos por trabalhar para oferecer atendimento de qualidade a quem mais precisa de nós”, falou o prefeito, que aproveitou para desejar um enriquecimento profissional proposto pela conferência.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Peron Filho, agradeceu a presença de todos no evento e comentou que a Conferência é um espaço de discussão essencial para garantir a construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente. “Esse evento é uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios e avanços do nosso sistema de saúde, sobretudo, para planejarmos ações que possam promover melhorias continuas para o trabalho do SUS. Declaro aberta a Conferencia Municipal de Saúde”.
A secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, ressaltou que a Conferência Municipal de Saúde foi voltada para os trabalhadores da saúde promoverem um momento de discussão, de propor melhorias para o SUS. “Aproveitem o espaço e expressem suas opiniões que vão contribuir significativamente para o fortalecimento da saúde em nosso município”, disse ela.
Após as falas, houve a leitura do Regimento Interno e a palestra ministrada pelo secretário executivo do COSEMS/MS, Reinaldo Mendonça Costa.
Houve palestra ministrada na ocasião pelo secretário executivo do COSEMS/MS, Reinaldo Mendonça Costa (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)
Em sua explanação, Costa falou sobre a importância das Conferências de Saúde. “A Conferência é um instrumento importantíssimo para que as políticas públicas sejam sempre revistas e ampliadas. Esse é um espaço que tem mostrado avanços, consolidando iniciativas que resultam em garantia de direitos”.
Houve apresentação cultural a cargo da Banda Afrobata. Na ocasião, o projeto sobre a Aurículoterapia com a enfermeira Kelly Maticolli e o fisioterapeuta Ederson Barbosa também foi exposto aos presentes.
O evento prosseguiu com as discussões de eixos temáticos. Após os debates, a mesa diretora das atividades levou a plenária final propostas para a avaliação e aprovação dos participantes.
Concluída as votações, foram escolhidos delegados (as) para participar da etapa estadual da conferência.
Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Administração e Finanças, José Carlos Zanardo; o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes e a superintendente municipal do Meio Ambiente, Camila Bachega além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do SUS.
Dicusssões dos eixos foram realizadas durante a Conferência da Saúde (Foto Micael Nunes / Ascom Prefeitura)
Texto: Bianca Lima