Bataguassu alerta contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
Campanha Maio Laranja visa chamar atenção da sociedade sobre combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes

Por

Bianca

|

24/05/2024

05:57

Foto 4
Atividades diversas foram realizadas em alusão a Campanha Maio Laranja (Foto Ascom Prefeitura de Bataguassu)

Durante o mês de maio, uma campanha é desenvolvida nacionalmente em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se do Maio Laranja, que visa chamar a atenção ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes celebrado no dia 18 de maio.

Em Bataguassu, uma programação intensa foi desenvolvida pela Prefeitura de Bataguassu, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade sobre os casos de violência nesse sentido.

Dados divulgados pelo Creas apontam que nos últimos seis anos, em Bataguassu, foram registrados 90 casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Desse total, 87% casos foram praticados contra meninas e 13% contra meninos.

Nos últimos 11 meses, houve o registro de 20 novos casos de abusos. O risco, de acordo com a coordenadora do Creas, Elaine Kotay Lira, nem sempre vem de pessoas estranhas.

Os dados mostram que 98% dos abusadores são homens e próximos das famílias. Um total 47% dos casos são praticados pelos próprios pais ou padrastos; 12,2 % são avós ou companheiros das avós; 21, 1% são vizinhos ou amigo das famílias e apenas 2% são pessoas estranhas. “Essa situação não acontece somente com as crianças e adolescentes mais carentes. Na verdade temos registros em todas as classes sociais”, informa a coordenadora.

Equipe do Creas realizou a divulgação da campanha, com a distribuição de materiais informativos nas unidades de saúde (Foto Ascom Prefeitura)

Elaine destacou que durante todo o mês foram realizadas ações de divulgação da campanha, com a distribuição de materiais informativos nas unidades de saúde, fixação de cartazes e faixas em pontos estratégicos da cidade sobre o tema, entrevistas em veículos de comunicação além de um pedágio educativo desenvolvido na área central do Distrito de Nova Porto XV na última sexta-feira (17), com a presença da equipe do Cras II e conselheiros tutelares.

A campanha foi encerrada na quinta-feira, dia 23 de maio, com uma palestra ministrada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) II, no Distrito de Nova Porto XV, com o envolvimento de famílias assistidas pelo órgão. Estiveram presentes, na ocasião, a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Izabela Borin e o delegado de Polícia Civil, Lúcio Otávio Pereira Marinho, que repassaram informações sobre os procedimentos policiais quanto aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Orientações diversas foram repassadas pela equipe do Creas durante palestras (Foto Ascom Prefeitura)

Anteriormente, palestras foram direcionadas também para os atendidos do Projeto Leãozinho do Pardo e para os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade.

“Prestamos orientações às famílias para que eles tenham um olhar atento a todas as pessoas que fazem parte do convívio das crianças e adolescentes e também observar se há sinais de mudança de comportamento, alteração de humor, problemas de saúde nas crianças e adolescentes, que são características que podem ser desencadeadas após uma situação de abuso infantil”, alerta.

Segundo a coordenadora do Creas, que é o órgão que atende situações de violação de direito, em caso de suspeita, qualquer pessoa pode denunciar o abuso infantil nos órgãos de proteção à criança e ao adolescente - Conselho Tutelar, Polícia Militar, Delegacia da Mulher (DAM), Polícia Civil ou pelo Disque 100. Ela ressalta que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que participou do início da campanha, enfatizou a importância do Maio Laranja para proteger as crianças e adolescentes contra o abuso sexual. "É fundamental que todos nós façamos parte dessa corrente do bem para que haja a preservação dos direitos de nossas crianças e adolescentes" disse o prefeito.

Prefeito Akira Otsubo ladeado pela secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, e equipe do Creas em ação da Campanha Maio Laranja (Foto Ascom Prefeitura)

18 de maio

Dia 18 de maio ficou marcado, pois em 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Texto: Bianca Lima

Galeria de fotos da matéria

Assuntos

38
4
22

Últimas Notícias

25/04/2025

13:56

Vacinação contra Influenza está disponível nas unidades de saúde de Bataguassu para grupos prioritários

24/04/2025

15:07

Prefeitura de Bataguassu restabelece sistema telefônico após linhas terem sido perdidas

23/04/2025

08:18

Bataguassuense é eleita Miss Eco Mato Grosso do Sul 2025 e representará o Estado nacionalmente

22/04/2025

14:25

Bataguassu Mais Limpa: campanha reforça conscientização e cuidado com a cidade

16/04/2025

19:18

Prefeitura de Bataguassu realiza pela primeira vez entrega de ovos de Páscoa nas escolas e leva alegria a crianças e idosos

Galeria de fotos da matéria

PDF e impressão

image_pdf
Ir para o conteúdo