A professora Kimie Kawanami de Lima será homenageada nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, durante a entrega da quinta edição da Medalha “Diva Câmara Martins”.
A cerimônia de entrega da comenda, que contará com o recebimento da medalha com a efígie da Professora e Cartorária Diva Câmara Martins e o diploma de menção honrosa será realizado no Clube da Melhor Idade Florentino da Silva, a partir das 19h30 (horário de Brasília).
A ação é da Prefeitura, por meio do Museu Municipal “Helena Meirelles”, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Conselho Municipal de Políticas Culturais e faz parte da programação alusiva ao aniversário de 71 anos de Bataguassu.
A proposta do nome da professora Kimie foi apresentada à Comissão de Avaliação no último dia 16 de novembro, por seis proponentes: Amelia H. Kubota Conte, Bertoldo Borges Filho, Enio Martins Murad, Helena Hiroko Nakada, Luiz Carlos Freire, Sulamirtes Kimy Kawanami.
Proposta do nome da professora Kimie foi apresentada à Comissão de Avaliação por seis proponentes (Foto Divulgação)
A homenageada, Kimie Kawanami de Lima é filha de imigrantes japoneses. Ela nasceu na cidade paulista de Clementina, próximo a Bauru, interior do Estado de São Paulo e chegou em Bataguassu aos 8 anos. Hoje aposentada, a professora é discípula das escritoras e também professoras Diva Martins e Iracema Sampaio.
Em sua vida, em Bataguassu, atuou como gestora escolar e tem um importante legado na área da educação. Lutou pela implantação de importantes projetos, entre eles, a criação de mais escolas e cursos. Juntamente com as senhoras do antigo ORAS – Obras Reunidas de Assistência Social, atuou para a implantação da energia elétrica no município e contribuiu de diversas formas para Bataguassu, como parlamentar, vereadora, presidente da Câmara Municipal de Bataguassu (1999 – 2000), secretária municipal de Educação por duas gestões, comissária de menor (Conselho da Criança e do Adolescente); coordenadora do Conselho Paroquial, palestrante, discípula e coroinha do Frei Luiz, o primeiro padre de Bataguassu.
Família Kawanami, imigrantes japoneses (Foto Cedida)
Por onde transitou e transita, abre caminhos com seu exemplo, não somente na área da educação, tendo impactado positivamente muitas pessoas de tantas outras áreas.
Para Helena Nakada, uma das autoras da proposta, “a professora Kimie é motivo de inspiração e exemplo de transformação humana e social”.
Medalha
A Medalha “Diva Câmara Martins” é uma condecoração que homenageia cidadãos e cidadãs bataguassuenses de diversas áreas do conhecimento as quais se destacam por terem sido pioneiros em alguma atividade pública ou por outras razões de significativa relevância para a história de Bataguassu.
Criada pelo Decreto Municipal nº 315/2020, de 23 de novembro de 2020, a escolha do homenageado perpassa pelo Conselho Consultivo de Avaliação e Conselho de Políticas Culturais; e obedece diversos critérios.
Serviço
Solenidade de entrega da Medalha “Diva Câmara Martins”
Data: 6 de dezembro, sexta-feira
Horário: A partir das 19h30 (horário de Brasília)
Local: Clube da Melhor Idade Florentino da Silva (rua Lírio HG Mussi, bairro Residencial Modelo)