Dia 20 de novembro é oficialmente feriado nacional em celebração ao Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. A data reflete sobre o papel histórico, social e cultural da população negra na construção do Brasil.
Este ano, pela primeira vez, Mato Grosso do Sul e outros Estados passaram a contar como feriado na referida data. Em Bataguassu, a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu apresentações culturais realizadas no Clube da Melhor Idade para celebra o dia 20 de novembro.
Estiveram presentes no evento o prefeito Akira Otsubo (MDB); a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Emerson Rodrigo (Paçoca); o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Luiz Felipe Gomes Arruda; a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Elidinéia Lacerda de Souza além de servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social, membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e representantes da comunidade negra da cidade.
O prefeito Akira Otsubo ao fazer uso da palavra disse que é preciso combater a discriminação e as desigualdades raciais (Foto Ascom)
Em seu pronunciamento, Akira comentou sobre a importância da data e parabenizou toda a equipe da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial pela realização da atividade. “Como Poder Público, temos que construir ações com o intuito de combater a discriminação e as desigualdades raciais”, disse o prefeito.
A Banda Afrobata e o HipoAfro, ambos projetos desenvolvidos através da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e que envolvem mais de 60 participantes entre crianças e adolescentes do município realizaram apresentações de música e dança, ressaltando a expressiva contribuição artística e cultural do povo negro para o País.
Apresentação do Projeto HipoAfro que oferece aulas de hip hop gratuitamente por meio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (Foto Ascom)
Os pais dos alunos presentes acompanharam toda a programação festiva, que contou ainda com uma confraternização. Marilza Barros, uma das personalidades negras da cidade foi homenageada, na ocasião, pelo relevante trabalho prestado à Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial desde sua criação, em 2004.
A atividade reforçou o compromisso de Bataguassu com a valorização das raízes afro-brasileiras, oferecendo uma oportunidade única para vivenciar e reconhecer a riqueza cultural da comunidade negra.
Marilza Barros, uma das personalidades negras da cidade foi homenageada durante o evento (Foto Ascom)
Conheça os projetos
Banda Afrobata – A Banda Afrobata teve início em 2022, com a participação de 50 crianças e adolescentes divididos entre turmas em Bataguassu e Distrito de Nova Porto XV, que aprendem a prática de instrumentos musicais com ligação à musicalidade africana.
A banda é regida pelos instrutores Dawn Silva (violão), Jean César (percussão), sob coordenação pedagógica e musical do professor Odair José. As aulas são oferecidas em Bataguassu e também no Distrito de Nova Porto XV, às terças e quintas-feiras, para o público-alvo de 8 a 18 anos.
HipoAfro – O Projeto HipoAfro vem da cultura afroamericana e oferece aulas de hip hop gratuitas para interessados. O objetivo é disseminar a cultura hip hop. Atualmente 13 alunos participam das aulas de hip hop oferecidas pelo instrutor Nelson Oliver. As atividades são desenvolvidas no Centro Cultural, às terças e quintas-feiras, das 9 às 11 horas; e das 13 às 15 horas.
Texto: Bianca Lima