As fortes chuvas do fim de semana não vieram acompanhadas de vento forte, porém interromperam o trabalho de recuperação das vias prejudicadas pelo vendaval do sábado, dia 26 de outubro, nos assentamentos Santa Clara e Aldeia, localizados a 74 quilômetros do centro de Bataguassu-MS.
A informação é do secretário de Obras da Prefeitura, Emerson Rodrigo, o Paçoca. O alento é que a Secretaria adquiriu 100 telhas e a agência local do Sicredi fez doação de 145 e a distribuição está sendo feita para os moradores que tiveram suas casas destelhadas.
Infelizmente, o Climatempo prevê mais chuvas para toda esta semana, em Bataguassu. Para o dia 5/11, mínima de 22° e máxima de 28°, com previsão de 85% para chuva; dia 06/11, a temperatura sobre um grau, com mínima de 23° e máxima de 29°, e previsão de 87 para chuva; dia 07/11, a previsão de chuva é maior, com 93%, e mínima de 22° e máxima de 29°; e dia 08/11, mínima de 22° e máxima de 30°, com 89% de previsão de chuva; e, somente no dia 9, sábado, esta previsão cai para 62%, com a mínima prevista para 22° e a máxima para 30°.
Máquinas prosseguem no assentamento e aguardam estiagem para retomada dos trabalhos
Isto prejudica o trabalho com as máquinas nos assentamentos, “porque faz o serviço e o lameiro, fica pior”, relata o secretário de obras. A Prefeitura, também, já distribuiu alimentos e mantém o trabalho de assistência social para levantamento e cadastramento das famílias afetadas.
O trabalho burocrático da Defesa Civil do Governo do Estado, continua com orientações para alimentação do sistema informatizado que faz com que as informações da gravidade da situação cheguem até as esferas superiores de governo.
O Climatempo prevê baixa possibilidade de chuva somente a partir do próximo domingo, com previsão de 13%, depois 12% na segunda-feira e assim por diante.
Trabalho burocrático da Defesa Civil prossegue em andamento no município após reunião com Poder Executivo (Foto Ascom)
Texto: Ademar Cardoso