Prefeito declara emergência e aciona governos estadual e federal para ajudar vítimas de vendaval em Bataguassu
Quantidade de famílias prejudicadas ultrapassa a 60 e algumas perderam tudo, como casa e mobília

Por

Bianca

|

30/10/2024

15:38

1730308902672
Prefeito Akira cobrou providências durante reunião com secretários municipais para atender as famílias afetadas pelo vendaval (Foto Ascom)

Em reunião com secretários municipais em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, determinou reforço às providências imediatas que estão em andamento, para atender as famílias afetadas pelo vendaval da madrugada de sábado (26), nos Assentamentos Santa Clara e Aldeia.

Devido à gravidade da situação, o prefeito decidiu acionar a Defesa Civil do Governo do Estado e do Governo Federal. Para isso, apresentou aos secretários, com sua assinatura, o Decreto que “declara Situação de Emergência nos Assentamentos que menciona do Município de Bataguassu-MS, afetados por forte temporal e dá outras providências.”

O Art. 2º do Decreto, esclarece que “de acordo com o inciso VIII do artigo 75 da Lei n° 14.133 de 21/06/2021, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), em situação de emergência, se necessário, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos contratos.”

Casas ficaram destruídas com o vendaval registrado na madrugada do último sábado (29/10) (Foto Ascom)

O Decreto desburocratiza e, consequentemente, permite maior agilidade nas providências para amenizar a situação. Desde domingo, equipes das secretarias municipais estão nos dois assentamentos, o Santa Clara, mais atingido, e o Aldeia, ambos localizados a 74 quilômetros da sede do município, com acesso pela BR-267.

O levantamento feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social, continua em andamento, porque a cada dia, aparecem mais famílias prejudicadas. Os servidores públicos já catalogaram 62 famílias prejudicadas.

As necessidades são diversas, mas a principal é de material de construção civil. Pelo menos quatro famílias, perderam “exatamente” tudo que tinham, devido a casa ter sido destruída pelo vendaval. A mobília está inutilizável e muitas árvores de pequeno, médio e grande porte, foram arrancadas pela raiz.

O CEMTEC-Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, reportou relatório em que as rajadas de vento chegaram a 77,7 km/h, com o acumulado de chuva atingindo a marca de 37,4 milímetros.


Moradores tiveram prejuízos materiais com a força do vendaval que afetou famílias dos Assentamentos Aldeia e Santa Clara (Foto Ascom)

A campanha “SOS Santa Clara/Aldeia” continua em andamento para mobilizar a população a fazer doações. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, “já arrecadou cerca de 100 quilos de alimentos”, conforme informação do secretário Arcanjo. As doações devem ser comunicadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, à Rua Dourados, 163, centro, Bataguassu.

Participaram da reunião, os secretários municipais Suely Otsubo, de Assistência Social; Emerson Rodrigo (o Paçoca), de Obras e Infraestrutura; Alexandre Firmino, de Desenvolvimento Econômico; José Carlos Zanardo, de Administração; Maria Aparecida Meira, de Educação e Cultura; professor Gregório Arcanjo, de Esporte, Lazer e Juventude. Além deles, o Procurador Jurídico da Prefeitura, Leandro Vitolo Menezes.

Texto: Ademar Cardoso

Galeria de fotos da matéria

Assuntos

23
2
16
11

Últimas Notícias

22/11/2024

09:37

Dia da Consciência Negra é celebrado com apresentações culturais em Bataguassu

22/11/2024

09:00

Prefeitura executa cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal “Pedro Domingues”

21/11/2024

11:04

Inscrições do Processo Seletivo para professores da rede municipal de ensino encerram dia 28 de novembro

21/11/2024

09:50

Banda Musical “Ambrósio Lemes” recebe homenagem da Federação de Bandas e Fanfarras de MS em Campo Grande

21/11/2024

08:12

Casa do Trabalhador de Bataguassu realiza entrevistas de emprego para empresa MS Florestal

Galeria de fotos da matéria

PDF e impressão

image_pdf
Pular para o conteúdo